No geral The Kamael trás novos cenários, cidades, pets, summons, armas, armaduras, transformações. O personagem pode adquirir três tipos de transformações.
Nas armaduras podem ser adicionadas defesas elementais, santas ou profanas (Elemental, holy e unholy defenses) e para as armas também podem ser adicionados ataques elementais, santas ou profanas (Elemental, holy e unholy offences).
A raça Kamael não pode ter nenhuma sub-classe de outras raças, e
analogamente, nenhuma outra raça pode ter sub-classes da raça Kamael também.
Para que mais duas outras opções de sub-classes da raça Kamael, chamadas Inspector e Judicator, estejam disponíveis é necessário que o personagem Kamael atinge o nível (level) 75 nas suas primeira e segunda subclasses. A sub-classe Inspector ou Judicatorestará disponível apenas para a terceira sub-classe.
Os Kamael são uma nova raça de atributos sombrios. Por causa de sua natureza sombria, magias de cura são menos efetivas quando usadas neles.
Os Kamael precisam de souls (almas) para executar a maioria das suas habilidades de ataques (attack skills). Uma vez que eles tenham aprendido a habilidade (skill) Soul Mastery no nível 5 (level 5), os Kamael absorvem almas automaticamente enquanto caçam monstros, toda vez que eles ganham uma certa quantidade de experiência. Eles também podem sacrificar um pouco do seu próprio HP para recarregar suas souls, usando a skill Life to Soul.
Absorção de Souls
Ao matar um mob a raça Kamael absorve a alma do monstro e a medida que o personagem evolui ele se torma capaz de aprimorar essa técnica (absorvendo cada vez mais souls). E em level alto a raça Kamael se torna capaz se sacrificar parte de seu HP para ganhar souls (skill Life to Soul). As almas (souls) coletadas são mostradas na barra de Buff/De-buff, e duram 10 minutos desde a última vez que uma alma foi absorvida.